História

Pioneirismo levado a sério

História 3A dificuldade de encontrar profissionais qualificados para atender à demanda de trabalhos de risco em altura fez com que a empresa Saragô Serviços Técnicos em Altura se tornasse uma realidade.

Pioneira em mesclar técnicas do alpinismo, a empresa acabou criando o conceito de “Serviço Técnico em Altura”, que abrange trabalhos altamente especializados, realizados seguindo técnicas e normas extremamente rígidas, sempre colocando a segurança em primeiro plano.

Esse conceito envolve a seleção, contratação e treinamento de alpinistas para realizar serviços em prédios, construções, chaminés, encostas e inúmeros outros locais de difícil acesso, somando técnicas da escalada a equipamentos especialmente desenvolvidos para o uso profissional e industrial. Com uma criteriosa especialização, esse trabalho se destaca por ser tão específico quanto diversificado, nas inúmeras situações onde sua aplicação é essencial.

A visão pioneira da empresa provou que esta é a escolha mais segura e coerente. A experiência e controle psicológico dos alpinistas fazem a diferença nas horas em que o improviso, aliado às técnicas de segurança, são necessários para minimizar riscos e evitar acidentes. Além disso, o elevado desenvolvimento técnico dos equipamentos profissionais e a exigência das normas internacionais de segurança reforçam a eficiência e qualidade do serviço prestado.

Projetos marcantes

História 1Um marco no currículo da empresa foi o Ópera Mundi Um Sonho Bom, evento mundial realizado no Estádio do Maracanã em 1994. Na ocasião a Saragô foi convidada para apoiar o grupo De La Guarda, ficando responsável pela montagem de uma tirolesa que atravessava o estádio.

História 2A empresa participou, posteriormente, de projetos no Cristo Redentor (Rio de Janeiro) e no Rock in Rio III, onde foi responsável pela montagem do Palco Mundo. Nesta ocasião, os trabalhos se estenderam durante todo o evento, com a atuação de trinta e cinco profissionais contratados pela Saragô.

Desde 1997 a Petrobrás também é parceira da empresa. São aplicados treinamentos junto aos funcionários da estatal que foram qualificados para efetuar manutenção e vistoria de plataformas em alto mar. Foram também desenvolvidos muitos outros projetos em conjunto, inclusive aplicação, pela Saragô Serviços Técnicos em Altura de adesivos de grandes dimensões, personalizando os cascos dos petroleiros da estatal.

Outro projeto digno de nota foi o evento onde o ator Marcos Frota deslizou por uma tirolesa no Corcovado, começando no coração do Cristo e terminando num dos mirantes junto à estátua. Com a segurança e eficácia de sua equipe, a Saragô Serviços Técnicos em Altura é, hoje, uma referência para o mercado e para as demais empresas do ramo.

Vale ressaltar que esse pioneirismo não só criou um serviço para atender a uma demanda crescente do mercado, mas também abriu uma nova oportunidade de trabalho para alpinistas de todo país.