Notícias/Artigos

Senai lança Centro de Treinamento de Trabalho em Altura

Construído pela Petrobrás, o espaço servirá para orientar e qualificar os diversos profissionais que realizam trabalhos em locais altos.

Na tarde desta sexta-feira, 22, foi inaugurado o Centro de Treinamento de Trabalho em Altura no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), localizado no bairro Farolândia, em Aracaju. Construído pela Petrobrás, o espaço servirá para orientar e qualificar os diversos profissionais que realizam trabalhos em locais com elevada altura.

De acordo com o consultor técnico da Petrobrás, José Francisco Freitas, este é o terceiro projeto a nível nacional que o órgão faz em centro de treinamento em altura. “Já implantamos as torres do Centro de Treinamento no Rio Grande do Norte, na Bahia e agora em Sergipe, com o intuito de preparar o profissional de petróleo, do corpo de bombeiros, das telecomunicações, por exemplo, para trabalhos em altura. Tudo isso proporciona grandes medidas de segurança para a realização dos trabalhos”, explica.

Capacitação

O consultor conta que nas torres implantadas os profissionais poderão ser capacitados sobre como utilizar os cintos de segurança, acesso seguro às escadas, e principalmente orientar a evasão em caso de uma possível fuga. “Já contamos cinco fatalidades desde 2005 devido ao mau uso dos equipamentos de segurança em trabalhos deste tipo. Agora iremos evitar consideravelmente estes índices”, coloca Freitas.

Uma rede de segurança será um dos pontos importantes nos treinamentos realizados no centro. “Esta rede já foi testada e implantada com o intuito de aumentar a margem de seguranças nas operações, além de reduzir o medo dos profissionais”, aponta o consultor técnico.

Fonte: Infonet

Compartilhar:

Facebook